Discussão:sezena

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikcionário, o dicionário livre.

Corroboração[editar]

Olá Leonardo!

Nenhum dos grandes dicionários eletrônicos da língua corroboram esse verbete; eu procurei no Aulete, Michaelis, Dicionário Aberto, Priberam, Infopédia, Portal da Língua Portuguesa e no VOLP da ABL. O máximo que encontrei foi uma referência como forma feminina do adjetivo "sezeno".

Pesquisei no Google em português e também não encontrei grande coisa.

De onde você está tirando esses verbetes coletivos que vem acrescentando ao projeto? Por favor, forneça corroborações; se não encontrar, então coloque este verbete para ER e não invente mais outros.

Obrigado.

--Valdir Jorge  fala!
21h04min de 7 de abril de 2022 (UTC)[responder]

Eu estou tirando esses novos numerais coletivos, que valerão como substantivos no Wikcionário, da Wikipédia. No caso dos novos numerais multiplicativos, cuja discussão foi com Peter Bowman, eu também tirei da Wikipédia. Leonardo José Raimundo (Discussão) 21h18min de 7 de abril de 2022 (UTC)[responder]
Olá Leonardo!
Você está de brincadeira comigo? Quando eu peço corroboração de um verbete você tem que apresentar a(s) página(s) onde esse verbete aparece, não só dizer que usou a Wikipédia!
E, se não me falha a memória, você foi bloqueado pelo Peter Bowman por estar fazendo bobagem lá no es.wikt. E me parece que você está repetindo aqui a mesma coisa. Não repita seus erros do passado ou terá as mesmas consequências.
--Valdir Jorge  fala!
11h59min de 8 de abril de 2022 (UTC)[responder]
Não, Valdir. Eu estou falando muito sério. Esses novos numerais coletivos, que valerão como substantivos no Wikcionário, eu tirei do artigo Numerais em língua portuguesa. Lá está a lista completa de numerais cardinais, ordinais, fracionários, multiplicativos e coletivos. Segundo a Wikipédia, esses novos numerais coletivos vieram direto do latim ou deduzidos através de vocábulos do português. Leonardo José Raimundo (Discussão) 12h58min de 8 de abril de 2022 (UTC)[responder]
Olá Leonardo!
Talvez você não saiba, então vou explicar: quando as pessoas colocam um asterisco na frente de uma palavra é para indicar que a palavra não existe, que foi inventada, ou a ortografia está errada. No caso específico dessa página que você citou da Wikipédia, o próprio autor indicou que essas palavras foram "deduzidas", ou seja, não existem, foram inventadas.
De qualquer maneira, um verbete precisa de várias fontes independentes (pelo menos três, segundo os nossos CdI) para ser corroborada. Se a única fonte que você tem é essa página da Wikipédia onde o próprio autor indica que a palavra foi inventada, então por favor coloque esse verbete para ER sem mais delongas. O mesmo vale para novenzena, octozena, septenzena e outras palavras que aparecem com asterisco naquela página
Obrigado.
--Valdir Jorge  fala!
11h47min de 9 de abril de 2022 (UTC)[responder]
No artigo Numerais em língua portuguesa da Wikipédia só foram colocadas duas fontes fiáveis e independentes. Agora se esse artigo não tivesse fontes, ele seria eliminado, por não cumprir os critérios de notoriedade. Nesse caso seriam três fontes: Wikipédia, Português: Literatura, Gramática e Produção de texto e Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Daria muito bem para criar verbetes com os novos numerais coletivos, que valerão como substantivos no Wikcionário. Leonardo José Raimundo (Discussão) 13h04min de 9 de abril de 2022 (UTC)[responder]
Olá Leonardo!
O número de fontes do artigo na Wikipédia é absolutamente irrelevante para esta nossa discussão. As regras para manutenção de artigos lá são diferentes daqui. Aqui nós seguimos os nossos CdI. Se ainda não leu, leia.
E não, você não pode contar as fontes da Wikipédia para corroborar verbetes no Wikcionário. E uma única página da Wikipédia onde está escrito que a palavra foi inventada não é a fonte que procuramos.
"Daria muito bem para criar verbetes..."? Não!! Com certeza não "daria para criar verbetes"! Mesmo porque isso vai contra a regra de não aceitarmos pesquisa original. Se você (ou qualquer outra pessoa) está "criando" o verbete, então ele não pode ser catalogado aqui.
Penso que esta discussão já foi longe demais, não vou mais participar dela. Se você não colocar os verbetes espúrios para ER, eu mesmo vou deletá-los no correr das próximas semanas.
--Valdir Jorge  fala!
08h59min de 10 de abril de 2022 (UTC)[responder]
Por que eu não posso contar as fontes da Wikipédia para corroborar verbetes no Wikcionário? Qual é ou quais são a (s) fonte (s) que vocês procuram? Por que vocês não aceitam pesquisa original? Por que não pode ser catalogado aqui? Leonardo José Raimundo (Discussão) 17h24min de 10 de abril de 2022 (UTC)[responder]