acabar em pizza

From Wiktionary, the free dictionary
Jump to navigation Jump to search

Portuguese[edit]

Etymology[edit]

Literally, to end in pizza. (This etymology is missing or incomplete. Please add to it, or discuss it at the Etymology scriptorium.).

Pronunciation[edit]

 
  • (Brazil) IPA(key): (careful pronunciation) /a.kaˈba(ɾ) ẽj̃ ˈpit.sɐ/, (natural pronunciation) /a.kaˈba(ɾ) ĩ ˈpit.sɐ/
    • (Southern Brazil) IPA(key): (careful pronunciation) /a.kaˈba(ɾ) ẽj̃ ˈpit.sa/, (natural pronunciation) /a.kaˈba(ɾ) ĩ ˈpit.sa/

Verb[edit]

acabar em pizza (impersonal, third-person singular present acaba em pizza, third-person singular preterite acabou em pizza, past participle acabado em pizza) (Brazil, informal, intransitive)

  1. (politics, of a corruption investigation) to be closed without being fully resolved
    • 1997, “Escândalos e ética profissional”, in Expressão, number 76, Florianópolis; republished as Mario Ernesto Humberg, compiler, Ética na política e na empresa:12 anos de reflexões, São Paulo: CLA, 2002, →ISBN, page 51:
      A corrupção, a fraude, o roubo sempre existiram e não são problemas exclusivos do Brasil. A grande diferença é que, nos países do primeiro mundo, elas são denunciadas e o responsável é julgado e vai para a cadeia. Aqui, o hábito era não denunciar e, quando a denúncia acontecia, o julgamento dos corruptos acabava em nada, ou como se diz popularmente, acabava em pizza.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 1997, Pedro Simon, Pedro Simon no Senado: atuação parlamentar, Brasília: Senado Federal, published 1998, page 73:
      Convém que o povo brasileiro entenda isto: se "acabar em pizza", se ninguém for para a cadeia, a culpa não é do Congresso.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2013, Luiz Flávio Gomes, Débora de Souza de Almeida, chapter 5, in Populismo penal midiático: caso mensalão, mídia disruptiva e direito penal crítico (Saberes monográficos), São Paulo: Saraiva, →ISBN, page 204:
      Devido ao histórico de impunidade na resolução de casos de corrupção no país, temia-se que o julgamento do "mensalão" acabasse em "pizza", tal como resultaram as Comissões Parlamentares de Inquérito que o antecederam []
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2016, Anderson Igor Leal Costa, “Um homem desiludido”, in Antônio Guedes Alcoforado, editor, Deitado em berço esplêndido, Joinville: Clube de Autores, →ISBN, page 18:
      Empresas privadas processadas por improbidade administrativa, invasão de áreas indígenas e problemas trabalhistas. Tudo acabou em pizza.
      Private companies sued for administrative misconduct, breaking into indigenous land and workers’ rights issues. Nothing came of it.
    • 2016, Érico Firmo, Rosa da Fonsêca (Terra Bárbara), Belo Horizonte: Demócrito Rocha, →ISBN, page 105:
      Rosa, então, promoveu o que à época foi um dos protestos de maior repercussão da história recente da Câmara. Grupo de manifestantes foi para a frente do Legislativo com pizza e panelada. Uma óbvia referência à denúncia de que a CPI acabaria em pizza ou seja, não daria em nada. A panelada era para dar o toque regional.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2017, Juca Kfouri, Confesso que perdi: memórias, São Paulo: Companhia das Letras, →ISBN, page 145:
      A cpi, presidida pelo senador paranaense Álvaro Dias, então tucano, estava fadada a acabar em pizza. Só que Althoff, um médico de família em Tubarão, interior do seu estado, homem de princípios, levou a cpi a sério.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2020, Malu Gaspar, A organização: a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo, São Paulo: Companhia das Letras, →ISBN, page 130:
      Encontraram-se até rascunhos do relatório de uma cpi que acabara em pizza []
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2022, Antonio Oliveira, “Ninho”, in A árvore que se foi, Santo André: Rua do Sabão, →ISBN, page 96:
      "Agora, só em Brasília comem pizza. Lá, tudo acaba em pizza, enquanto aqui ninguém mais tem dinheiro para pedir uma fatia de muçarela pra entregar!"
      (please add an English translation of this quotation)
  2. (loosely, of any serious endeavour) to come to an end without concrete results
    • 1994, José Simão, Macaco Simão no tetra, São Paulo: Iluminuras, →ISBN, page 65:
      Bom dia macacada! No Brasil já deve tá manjada essa piada sobre Brasil x Itália: só espero que dessa vez não acabe em pizza! Será que nem o Boris falou isso? Rarará!
      (please add an English translation of this quotation)
    • 1997 January, “Os zicados”, in Placar, number 1123, São Paulo: Abril, page 23:
      Em um amistoso, o meia do Corinthians deu uma bica no juiz. Como o jogo não valia nada, o caso acabou em pizza.
      In a friendly, the Corinthians's midfielder kicked the referee. As the game was worth nothing, the case was dropped.
    • 2012 September 11, Renato Salles Brites Júnior, “A restauração do povo de Deus e a queda de seus inimigos”, in Orasec: O retorno à simplicidade do evangelho de Cristo, Joinville: Clube de Autores, published 2013, page 179:
      Ai de vós que preparastes armadilhas e tropeços contra o povo de Deus. Julgais que tudo acabará em pizza? Perdoem-me a expressão. Pois não acabará em pizza, porque vós que armastes laço para prender o remanescente fiel ao Senhor, vós é que sereis exilados e ficareis em profundo ostracismo, vós caireis à espada do Senhor dos Exércitos, morrereis aos montes e não haverá tempo para sepultar vossos corpos.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2013, Gilmar Duarte Rocha, Um morto na minha cama, 2nd edition, São Paulo: Livrus, →ISBN, page 128:
      E o Marlos tinha razão: após o encerramento da acalorada sessão, que, como sempre, terminou acabando em pizza, pois nada foi decidido, o senador G. Túlio chamou o exótico novo senador num canto e o repreendeu pelo uso do gigantesco chapéu.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2015, Marcos Costa, chapter 4, in O reino que não era deste mundo: crônica de uma república não proclamada, volume 1, Rio de Janeiro: Valentina, →ISBN, page 37:
      Tais discursos tinham a função de disseminar a concórdia e cobrir as vozes de uma legião de pessoas que permanecia no Campo da Honra, certamente com o sentimento de que a "revolução" de que falavam os ufanistas havia na verdade acabado em pizza e que, portanto, a luta deveria continuar.
      (please add an English translation of this quotation)

Conjugation[edit]


Synonyms[edit]